Resultados no tratamento cirúrgico do Câncer de Mama

Nossos resultados no tratamento de câncer de mama são equivalentes aos resultados de nível internacional

  • A Clínica de Patologia Mamária estudou seus resultados em recidiva de cirurgia conservadora em carcinoma de mama com linfonodos negativos em 110 casos e encontrou 1,8% de recidiva local em 5 anos, que é igual aos melhores resultados da literatura mundial.
  • Estudamos também o resultado de recidiva em axila pós sentinela negativo em 120 casos que resultou ZERO em 5 anos (igual aos melhores resultados da literatura). Desde 2012 a Clínica de Patologia Mamária não realiza o esvaziamento axilar em casos selecionados em que o linfonodo sentinela esta positivo, baseado em estudos que foram analisados e criticados, além de importantes consensus mundiais.

Resultados estéticos e procedimentos

  • Quanto ao resultado estético das cirurgias conservadoras, não foi realizado estudo numérico, mas observamos que a presença de um cirurgião oncoplástico experiente na equipe cirúrgica é muito importante em alguns casos e pouco importante em outros, dependendo do tamanho e localização do tumor, forma da mama e do valor da estética para a paciente.
  • Raramente realizamos mastectomia sem reconstrução imediata. Atualmente em casos selecionados é possível realizar a mastectomia com preservação de aréola e mamilo que permite um resultado estético mais semelhante ao natural.
  • O resultado estético é importante na qualidade de vida da paciente, principalmente porque atualmente nas mulheres que se cuidam (mamografia de rotina ou procuram um mastologista logo que encontram alterações na mama) a probabilidade de cura é muito alta.
  • O resultado das cirurgias para o tratamento do câncer de mama dependem da profundidade do conhecimento teórico, assim como da prática na cirurgia proposta pela equipe cirúrgica.
  • O planejamento cirúrgico no câncer de mama, depende de minuciosos exames do tumor, seu tipo e sub tipo, assim como sua extensão local, regional e eventual disseminação sistêmica. A análise destes exames nos permitem responder as principais questões sobre o melhor tratamento cirúrgico, assim como na cirurgia escolhida, qual a quantidade ideal de retirada do tecido mamário, e quais as incisões possíveis, além de nos indicar os tecidos importantes que podem ser preservados sem diminuir a probabilidade de cura.
  • Existem várias publicações sobre a melhor cirurgia em cada caso, e outras abordando a conservação de tecidos nobres no tratamento do câncer de mama. A análise crítica destes estudos nos permite alcançar a maior curabilidade com o melhor resultado estético.
  • Quando surge uma nova cirurgia com bons resultados em mastologia ,e não fica claro sua técnica nas publicações, costumamos ir até o hospital onde foi realizado o estudo. Ver a técnica, suas táticas cirúrgicas e conversando com os cirurgiões durante as cirurgias, nos permite aplicar esta cirurgia com muita segurança.